segunda-feira, 10 de maio de 2010

Commodities Agrícola - Laranja

Apenas em dois momentos específicos da história, durante o ciclo do açúcar e durante o ciclo do café, o Brasil controlou amplamente o comércio global de um produto agrícola como acontece agora com o mercado mundial de laranja. De acordo com os números mais recentes, 70% do suco de laranja consumido no mundo são plantados ou industrializados por brasileiros.
Atualmente, a maior parte da produção brasileira de laranja destina-se a produção de suco. Este setor emprega cerca de 400 mil pessoas, gera divisas da ordem de US$ 1,5 bilhão por ano e responde por mais da metade do suco de laranja produzido no mundo e por 80% do suco concentrado que transita pelo mercado internacional. Quase toda a produção brasileira de suco de laranja (98%) é destinada à exportação. O Brasil reúne as principais características para atingir o sucesso nesse mercado: muito sol, áreas de cultivo disponíveis, água, tecnologia, ciência e agressividade comercial.
Um dos mais difíceis problemas enfrentados pelo setor são as tarifas elevadas praticadas pelos principais mercados, como Europa (12,5%), Japão (25%), Coréia (55%) e Estados Unidos (418 dólares por tonelada, mais um acréscimo de 19% como taxa antidumping). Com relação ao Brasil, a carga tributária crescente, a burocracia, a logística cara e a infra-estrutura ruim são os principais problemas internos. A manutenção de terminais privados no Porto de Santos ajuda algumas empresas a amenizar e reduzir custos com embarques.
O mercado global da laranja movimenta anualmente cerca de dez bilhões de reais. Apesar de ser uma cultura que gera cerca de 10% do faturamento gerado por outras giant commodities como a soja, cujo faturamento anual gira em torno de cem bilhões de reais, a lucratividade gerada pelo setor é extremamente elevada. Estima-se que a margem de lucro dos produtores de laranja seja de aproximadamente 15%. O segredo do negócio consiste em adquirir fruta a um preço baixo, esmagá-la pelo menor custo possível e vender o suco a um valor elevado.
Além do Brasil, que responde por cerca de 54% da produção mundial da commodities, os Estados Unidos também se destacam mundialmente, concentrando 38% do total de laranjas produzidas. México, Itália e Espanha completam a lista dos maiores produtores mundiais de laranja. Na distribuição regional da produção brasileira, o estado de São Paulo é o maior produtor (81,88%), seguido da Bahia (4,19%), Sergipe (3,70%) e Minas Gerais (2,73%). A lavoura da laranja se apresenta como o principal produto da cadeia citrícola nacional.
Entre as variedades de suco de laranja a serem exploradas com maior intensidade pelo mercado de frutas cítricas destacam-se o suco de laranja concentrado congelado (obtido pelo processo de retirada da água), o suco de laranja reconstituído (proveniente da diluição do suco concentrado em água), o suco de laranja integral (fabricado pelo processo de pasteurização), e o suco de laranja fresco (obtido pela extração do suco, sem nenhum processo de transformação). A Bolsa de Mercadorias Intercontinental (ICE) negocia contratos futuros de suco de laranja concentrado.
O Brasil, além de maior produtor, é também o maior exportador global de suco de laranja concentrado (83%), muito a frente de Estados Unidos (7%) e Espanha (4%), respectivamente, segundo e terceiro lugares. Os principais destinos da produção brasileira das commodities suco de laranja concentrado são: Bélgica e Luxemburgo (41%), Holanda (29%), Estados Unidos (17%) e Japão (6%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário