sábado, 8 de maio de 2010

Commodities Agrícola - Soja


A soja é um grão rico em proteínas, cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. A soja pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha.
O maior produtor de soja do mundo são os Estados Unidos da América, seguido do Brasil, Argentina, China, Índia e Paraguai. Estados Unidos, Brasil e Argentina respondem por 81% da produção mundial de soja em grão.
O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja. A cultura ocupa uma área plantada aproximada de vinte milhões de hectares, totalizando uma produção média de sessenta milhões de toneladas de soja. Os Estados Unidos, maior produtor mundial do grão, respondem por uma produção média de noventa milhões de toneladas de soja. No Brasil, o estado do Mato Grosso ocupa o posto de maior produtor de soja do país.
Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior mostram que a soja tem uma importante participação nas exportações brasileiras. Quinze por cento do total produzido é destinado à exportação, o que representa sete por cento do total exportado pelo país.
Contratos futuros e de opções de soja são negociados principalmente na Bolsa de Mercadorias e Futuros de São Paulo (
BM&FBOVESPA) e na Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário