segunda-feira, 10 de maio de 2010

Commodities Financeiro


O mercado cambial internacional é composto de negociações de compra e venda sempre envolvendo duas moedas (divisas) ou paridade (cross). Existe uma grande quantidade de moedas ou divisas disponibilizadas no mercado ao investidor, mas em particular podemos considerar algumas com maior percentual de importância ou de preferência, devido a vários fatores. Algumas paridades (hard Currencies) em especifico possuem maior importância para a natureza e consequente liquidez atrativa, portanto paridades envolvendo EUR/USD, USD/JPY, USD/CHF e GBP/USD possuem liquidez (existe sempre um vendedor para a sua intenção de comprar e um comprador para a sua intenção de vender) superior e um volume de negociação correspondente. Há uma grande quantidade de paridades consideradas exóticas (Soft Currencies) USD/MXN, HUF/USD etc, onde a importância e volumes negociados são bem menores.

USD - Dólar Americano

Moeda de referência no mundo por excelência desde o termino da Segunda Guerra Mundial. A maioria das moedas são cotadas e ligadas ao dólar. Outras moedas importantes como o Euro, Yen Japones, Libra Esterlina e Franca Suiço se movem contra a divisa Americana.

EUR - Euro

Desde sua criação em dezembro de 1999, sucedeu rapidamente ao então tradicional Marco Alemão (moeda de referencia na Europa, até então) passando a ser a segunda divisa frente ao mundo com forte aceitação influenciada pela União Europeia (UE) anteriormente designada de Comunidade Econômica Europeia (CEE).
O Euro (EUR) é a moeda oficial dos países da União Europeia que aderiram a Zona Euro, em circulação física desde 1 de Janeiro de 2002 e em circulação eletrônica desde 1999.

JPY - Yen Japones

A terceira divisa mais transacionada no mercado internacional. Muito sensitiva a fatores ligados a tecnologia e produção agrícola do oriente e ao Nikkei o índice oficial da bolsa Japonesa.

O Yen ou iene é a moeda usada no Japão. Em japonês geralmente é pronunciado apenas "en", mas a pronuncia "yen" é comum em outros idiomas, como português. Os códigos para a moeda em ISO 4217 são JPY e 392.

GBP - Libra Esterlina

Moeda oficial do Reino Unido ate o inicio da Segunda Guerra mundial foi considerado uma moeda de referência no mundo. A maioria de suas transações é realizada em Londres cidade considerada ponto chave em volume de negociações frente ao mercado Forex. A palavra libra, em inglês Pound, era um termo utilizado pelas unidades monetárias de varias regiões da Europa. A palavra deriva do baixo latim libra (século x).

Originalmente, esse valor correspondia a uma libra de prata. A palavra esterlina (inglês: sterling) vem do francês antigo esterlin, que originou o termo em inglês antigo stiére (forte, duro, indestrutivel), nome dos deniers escoceses do rei David I da Escócia (1123 a 1153), e do novo denier inglês do rei Henrique II em 1180.

CHF - Franco Suíço

É uma grande moeda europeia utilizada na Suíça e no Liechtenstein, é subdividido em 100 centimos (alemão: Rappen, italiano: centesimi). Tem um comportamento muito parecido com o Euro frente ao Dólar.

Real

O Real é a moeda corrente no Brasil. Após sucessivas trocas monetárias (réis, cruzeiro, cruzeiro novo, cruzado, cruzado novo, novamente cruzeiro e cruzeiro real), o Brasil adotou o real em 1994, que, aliado à drástica queda das taxas de inflação, constituiu uma moeda estável para o país. Foi implantado no mandato do presidente Itamar Franco, sob o comando do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, depois eleito presidente da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário