segunda-feira, 10 de maio de 2010

Sistema de mercado

Nos sistemas de mercado, para um determinado nível de preços, se a produção excede o consumo, os preços tendem a baixar; e que no caso em inverso tendem a subir. No fundo, são essas variações nos preços que acabam por ajustar os dois pratos da balança: as quantidades produzidas (a oferta) e a demanda dos consumidores (a procura).

Se a produção (a oferta) for excessiva ao descerem os preços diminuem os lucros das empresas, que perante tal fato, se desencorajam e passam a produzir menos. Esta menor produção e o maior consumo associados aos mais baixos preços acabam por eliminar o excesso de produção, por ajustar a produção ao consumo (ou,por outras palavras,à procura ,à oferta:este ajustamento automático é conhecido por lei da procura e da oferta).

Numa situação inversa, de produção insuficiente relativamente à procura, igualmente por variações nos preços,procura e oferta tendem a igualar-se.

O sistema de mercado caracteriza-se por estes automatismos, que, no entanto tendem a ser, cada vez mais limitados na sua atuação: aumentos de preços não acarretam necessariamente diminuição de procura se os bens forem de primeira necessidade.

A produção de bens alimentares vem nomeadamente, da agricultura, da pecuária, da pesca, das indústrias alimentares. Mas estes setores, para funcionar, necessitam de outros. Necessita que haja setores que forneçam maquinarias, matérias-primas, energia, transportes, serviços. Por sua vez, estes últimos setores necessitam do concurso de outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário