quinta-feira, 6 de maio de 2010

Commodities minerais

O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, que apresenta um odor característico e uma coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e castanho escuro. Descoberta nos Estados Unidos da América no ano de 1859, esta commodity, composta por uma combinação complexa de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, tornou-se ao longo do século passado a principal fonte energética mundial.
Além de gerar a
gasolina, principal combustível para grande parte dos automóveis circulantes no mundo, vários outros produtos são derivados do petróleo, tais como: parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Por tratar-se de uma matéria-prima de origem não renovável e de elevado valor econômico, o petróleo tornou-se um elemento causador de grandes mudanças geopolíticas e socioeconômicas em todo o mundo. A existência da principal fonte de energia global em seus domínios territoriais é sinônimo de riqueza e poder para qualquer nação. Atualmente, os dez maiores produtores de petróleo do mundo são: Rússia, Estados Unidos da América, Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Venezuela, México e Inglaterra.
O petróleo e seus derivados são o principal commodities negociado mundialmente. Na atualidade, as principais Bolsas de Mercadorias que negociam contratos de petróleo e seus derivados são a Bolsas de Mercadorias de Nova Iorque (NYMEX), a Bolsas Intercontinentais e a Bolsa de Mercadorias de Tóquio (
TOCOM). Os principais contratos negociados no mercado mundial de petróleo referem-se ao petróleo do tipo Brent, ao petróleo do tipo WTI (West Texas Intermediate) e, em menor escala, ao petróleo do tipo Dubai.


Petróleo no Brasil
No
Brasil, a primeira sondagem foi realizada em São Paulo, entre 1892-1896, por Eugênio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfuração na profundidade de 488 metros; contudo, o poço jorrou somente água sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o óleo de Lobato na Bahia. A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo. O petróleo é uma das principais commodities minerais produzidas pelo Brasil.


Tipos de petróleo:
- Petróleo Brent: petróleo produzido na região do Mar do Norte, provenientes dos sistemas de exploração petrolífera de Brent e Ninian. É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino.
- Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino.
- Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos. - Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarnonetos parafínicos. - Petróleo Aromático: com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos.


Uso e derivados
Além de gerar a gasolina, que serve de combustível para grande parte dos automóveis que circulam no mundo, vários produtos são derivados do petróleo como, por exemplo, a parafina,
gás natural, GLP, produtos asfálticos, nafta petroquímica, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação.
Maiores países produtores de petróleo
Os países que possuem maior número de poços de petróleo estão localizados no
Oriente Médio, e, por sua vez, são os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da América, Rússia, Irã, Arábia Saudita, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria e Canadá, são considerados um dos maiores produtores mundiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário