quinta-feira, 6 de maio de 2010

O que é commodity?

Commodity é um termo de língua inglesa que, como o seu plural commodities, significa mercadoria, é utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias.Usada como referência aos produtos de base em estado bruto (matérias-primas) ou com pequeno grau de industrialização, de qualidade quase uniforme, produzidos em grandes quantidades e por diferentes produtores. Estes produtos "in natura", cultivados (soft commodity) ou de extração mineral (hard commodity), podem ser estocados por determinado período sem perda significativa de qualidade.O que torna os produtos de base muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e "negociabilidade" globais; portanto, as oscilações nas cotações destes produtos de base têm impacto significativo nos fluxos financeiros mundiais, podendo causar perdas a agentes econômicos e até mesmo a países. O mercado de derivativos surgiu como uma proteção aos agentes econômicos contra perdas provocadas pela volatilidade nas cotações dos produtos de base.
O preço de uma Commodity é universal e oscila diariamente dependendo da relação entre a oferta e a demanda global. O mercado mundial de Commodities movimenta diariamente bilhões de dólares e a oscilação no preço destes produtos essenciais gera um impacto significativo sobre o equilíbrio econômico de agentes econômicos e até mesmo de países. O
mercado de derivativos surgiu como uma proteção aos agentes econômicos contra perdas provocadas pela volatilidade nas cotações dos produtos de base.
Então: petróleo, ouro e outros metais, boi gordo, café, trigo, algodão. Tudo o que for primário e que tiver alguma importância – como matéria prima ou não – para a economia em outros níveis de produção é uma commodity. Logicamente, o preço desses produtos têm grande influência sobre diversas das empresas cujas
ações são negociadas na bolsa.
O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. As principais commodities produzidas e exportadas por nosso país são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja, alumínio, boi gordo. Se por um lado o país se beneficia do comércio destas mercadorias, por outro o torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Porém, num quadro de recessão mundial, o commodities se desvaloriza, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores.
Tipos

Ø Mineral. Ex. ouro; petróleo,prata, minério de ferro, alumínio;
Ø Agrícola. Ex.
café, trigo, soja, suco de laranja,algodão, feijão,arroz,cacau;
Ø Pecuária. Ex. Boi gordo, suinos, equinos, caprinos, ovinos;
Ø Recursos pesqueiros. Ex.
peixes, lulas, crustáceos, ostras;
Ø Financeira. Ex. Moedas negociadas em vários mercados (
dólar, euro, real), títulos públicos de governos federais;
Ø Ambiental. Ex.
água, créditos de carbono;
Ø Recursos energéticos. Ex. energia elétrica;
Ø Química. Ex.
ácido sulfúrico, sulfato de sódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário